blog

a.m.o.r...

Apenas Minha Opinião, Reticências ...

Posts Recentes

ENTENDEDORES ENTENDERÃO

Buscava uma maneira de dizer como me sinto em relação ao nosso atual cenário musical sem agredir A, B ou C, e sem precisar citar nomes. Para tanto, vou me utilizar de duas matérias básicas e fundamentais em nossa vida: matemática e língua portuguesa.

Na matemática, a teoria dos conjuntos, ironicamente elaborada por Georg Cantor afirma, dentre outras coisas, que apenas um conjunto vazio pode ser subconjunto de qualquer outro conjunto. Eu não me considero um conjunto vazio, logo, não posso estar inserida em determinados conjuntos juntamente com elementos com os quais eu não possua características comuns. Veja:

A partir da figura acima, podemos dizer que faço parte sim do conjunto cantoras que está contido no conjunto mulheres. Mas não, não faço parte dos outros dois conjuntos, RB e CC. Não há intersecção entre nós. Sugiro, inclusive, que os fãs do gênero comecem a prestar atenção no real significado que tais atitudes representam. Aliás aqui é um bom momento para falarmos desta palavra tão utilizada hoje em dia: REPRESENTATIVIDADE. Pensando bem, abordarei este tema noutro post, pois não quero perder o foco! Voltemos à matemática e a representação dos conjuntos... Pois bem, eu, como mulher e cantora que sou, não concordo, não acho bonito e tampouco estou inserida nos conjuntos de quem para cantar precise rebolar a bunda ou virar de costas para seu público. E explico: canto é o ato de produzir sons musicais utilizando a VOZ, variando a altura de acordo com a melodia e o ritmo. E aquele que executa o canto, ou simplesmente canta, é chamado de cantor ou cantora. Exemplos de cantoras: Leila Pinheiro, Alcione, Marisa Monte, Zizi Possi, Clara Nunes, Elis Regina, Jane Duboc, Ângela Maria, Ana Carolina, Zélia Duncan, Ivete Sangalo, Cássia Eller, sem contar as internacionais Whitney Houston, Celine Dion, Laura Pausini, Barbra Streisand, e inúmeras outras. Admito, os tempos mudaram, estamos diante de uma nova era, mas alguém por favor crie uma nova palavra para designar o que estas mulheres lindas com seus rebolados poderosos e autônomos conseguem fazer, e que erroneamente grande parte da população aceita e intitula como cantar. Isso é outra coisa, nem melhor, nem pior, mas definitivamente, outra coisa. Porque não se utilizam por exemplo do termo performers para A, B, C, RB e CC!? Os sujeitos das orações são ocultos, e assim, em vez de dar nome aos bois, permito-me ater às coisas em si. Acho mesmo que o que falta é voltarmos ao dicionário e recorrermos ao aprendizado das salas de aula, para sabermos do que eles estão falando e principalmente, avaliarmos o que nós estamos ouvindo! A.M.O.R...

#música #reflexão

Posts Em Destaque
Últimos Posts
©2018 Naíma Cantora
Desenvolvido por Lugar Criativo
Personal Stylist: Tay Borges
Maquiagem: Anderson Bueno
  • Facebook - White Circle
  • YouTube - White Circle
  • Instagram - White Circle